segunda-feira, 14 de julho de 2014

Haroldo Lima apóia Fred Kohler

Haroldo Lima compareceu no Symbol Club... na Av. Almirante Barroso... no Centro do Rio de Janeiro...
e demonstrou apoio à candidatura de Fred Kohler...
para deputado federal... pelo PCdoB...

Conheça um pedaço da história de Haroldo Lima: 

Haroldo Lima foi eleito deputado federal em 1982, sendo um dos mais votados de Salvador, com aproximadamente 30 mil votos naquela capital. Com a legalização dos partidos de esquerda, em 1985, Haroldo Lima pode filiar-se oficialmente ao PCdoB.

Foi deputado federal constituinte, em 1988, ganhando notoriedade por sua briga com o português naturalizado brasileiro José Lourenço, representante da direita e líder do PFL, que o acusava de ser o "Enver Hoxha brasileiro".

Haroldo denunciava, da tribuna, ser Gorbatchev um "traidor do socialismo", clamava por uma assembléia "democrática e progressista". Foi eleito, neste mandato, com uma expressiva votação de 40 mil eleitores - que nunca mais se repetiu - sob o slogan "Botando pra quebrar na Constituinte". Apresentou cerca de 1.200 emendas ao projeto de Constituição, conseguindo aprovar várias delas. Recebeu do DIAP nota 10 e o jornal Folha de São Paulo o colocou entre os 40 mais destacados constituintes.

No Congresso Nacional foi crítico das políticas neoliberais, que incluíam o desmonte das estruturas do Estado e a minarquia, privatização de empresas estatais estratégicas, quebra dos monopólios constitucionais. Criticou também a abertura comercial sem critérios e alertou para os riscos da inserção do Brasil na economia globalizada em condições desfavoráveis para o país.

Foi derrotado na eleição para o Senado Federal em 2002, sendo nomeado diretor geral da ANP, no governo Lula. A Agência tem sido criticada, notadamente pelo movimento sindical , por continuar as licitações, iniciadas na era FHC, visando a exploração de blocos petrolíferos brasileiros por empresas privadas. Em 2011 foi condecorado com o Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, que é concedido a brasileiros reconhecidamente dedicados às causas nobres, humanas e sociais que tenham resultado no desenvolvimento político e sócio-econômico do Brasil, melhorando significativamente a vida das pessoas.

Deixou o cargo em dezembro de 2011. O cargo foi ocupado interinamente pelo diretor Florival Rodrigues de Carvalho. Em março de 2012 a presidente Dilma Roussef nomeou Magda Chambriard para ocupar a vaga de diretora-geral.

Após deixar a ANT, Haroldo agora é consultor da petroleira HRT, fundada em 2008 por ex-funcionários da Petrobrás.

Haroldo Lima autografando livro em
sessão da Academia Caetiteense de Letras


Nenhum comentário:

Postar um comentário